Vou tentar de maneira simples e objetiva explicar as diferenças entre MDF e MDP para que não reste nenhuma dúvida sobre o assunto.
Infelizmente a falta de informação dos profissionais da área , desde marceneiros até arquitetos , faz com que o público absorva informações erradas e acredite nelas.
MDF e MDP são siglas internacionais.
M: Medium
D: Density
F: Fiberboard
M: Medium
D: Density
P: Particleboard
Como dá para notar , ambos são painéis de madeira de média densidade com a diferença que o MDF é um painel de madeira de média densidade feito de fibras e o MDP é um painel de madeira de média densidade feito de partículas. As madeiras usadas nesses painéis são pinos e eucaliptos.
As fibras da composição do MDF proporcionam acabamentos diferenciados como as pinturas de um modo geral , as usinagens e os cantos arredondados , já que as fibras proporcionam um acabamento uniforme e menor consumo de camadas de tintas no caso das pinturas , já as partículas do MDP tornam esse painel mais resistente a peso e com uma menor probabilidade de empenar , se comparado ao MDF. Como nem tudo é perfeito , os painéis de MDP são aplicados em portas e caixas retas e vem prontas para receberem os acabamentos BP que são laminados melaninicos fundidos a madeira em Baixa Pressão e dão os acabamentos amadeirado que vimos em portas de armários.
Não existe painel melhor ou painel pior , ambos são iguais em relação a densidade , já que são de “medium density” , o que existe é a indicação correta de aplicação já que p MDF proporciona diferentes acabamentos e o MDP é mais resistente a peso , o que de forma geral acaba incluindo o uso de MDP em toda a parte interna de armários de cozinha e dormitórios e prateleiras ou nichos que irão receber peso considerável ou portas com acabamento BP e cantos retos e o MDF é usado em portas que recebem pinturas (fosca , acetinada , alto brilho) ou usinagem e cantos arredondados.
Espero que o meu texto seja esclarecedor para muitos de vocês e se houver qualquer dúvida , é só entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário